Dia "D" contra DENGUE em Batatais
- jornaldeapoioedito
- 20 de fev. de 2025
- 2 min de leitura
Atualizado: 25 de fev. de 2025
Dia 22 de fevereiro será o Dia “D” contra DENGUE. Aqui em Batatais terá uma megaoperação de combate ao mosquito.

Batatais se prepara para uma grande mobilização no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Neste sábado, 22 de fevereiro, a partir das 7h, a cidade receberá uma ação integrada, com foco na eliminação de focos e conscientização da população sobre os riscos dessas doenças.
A Prefeitura de Batatais, por meio das secretarias de Saúde e de Obras, Planejamento e Serviços Públicos, dará início à megaoperação nos bairros Jardim Miguel Valenciano, Francisco Pupin e Matadouro (principalmente na rua Jácomo Rampim). Durante a ação, equipes de agentes comunitários de saúde, profissionais do Controle de Vetores e membros da SEMUSA realizarão visitas casa a casa, com o objetivo de identificar e eliminar focos do mosquito, além de aplicar larvicidas nos locais estratégicos.
A definição dos pontos a serem atendidos foi baseada nos dados das armadilhas de monitoramento, que identificam as áreas com maior risco de surtos. O sistema de monitoramento da SEMUSA continua a indicar os locais com os maiores índices de infestação, orientando as ações de maneira estratégica e eficiente.
LEIA MAIS CLICANDO AQUI: BATATAIS INTENSIFICA COMBATE À DENGUE COM MAPEAMENTO EM TEMPO REAL E MEGAOPERAÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO
NOSSOS REFORÇOS
Uma das ações mais emblemáticas será a participação dos idosos do CASI (Centro de Atenção à Saúde do Idoso), que terão um papel fundamental na conscientização. Como parte de uma gincana promovida pelo CASI, os idosos estarão acompanhados de profissionais da Saúde, visitando as residências e promovendo a educação sobre a prevenção da dengue.
A secretária municipal de Saúde, Bruna Toneti, destaca a importância de "compartilhar a sabedoria dos idosos como processo educativo no combate à dengue", ressaltando o valor dessa ação intergeracional na conscientização comunitária.
Bruna disse que a colaboração de toda a população é fundamental para o sucesso da iniciativa. “A participação ativa e a responsabilidade de cada cidadão no cuidado com seu ambiente doméstico fazem a diferença. A prefeitura, por meio desta campanha, reforça que ‘toda ajuda é importante, principalmente a sua”, disse.
Durante as visitas casa a casa, as equipes vão orientar os moradores sobre as principais formas de prevenção, como eliminar criadouros de mosquitos e manter os ambientes livres de água parada. “Os reforços da terceira idade, com sua experiência e disposição em ajudar, garantem um caráter humanizado e colaborativo à ação, sendo mais um exemplo da união de gerações no esforço contra a dengue”, completou a secretária.
A Prefeitura de Batatais convida todos os moradores a se envolverem ativamente no combate ao mosquito Aedes aegypti, evitando focos e adotando medidas preventivas em suas residências. Juntos, podemos vencer essa batalha!
CLIQUE AQUI PARA CONFERIR O MAPA EM TEMPO REAL:





Comentários