Dia Internacional dos Capacetes Azuis "A paz começa comigo"
- Editor BN

- 29 de mai.
- 2 min de leitura
29 de maio é o Dia Internacional dos Capacetes Azuis: Homenagem aos guardiões da paz global e um tributo ao profissionalismo, coragem e sacrifício dos soldados da paz das Nações Unidas.

Nesta quinta-feira, 29 de maio, o mundo celebra o Dia Internacional dos Soldados da Paz das Nações Unidas, também conhecido como Dia Internacional dos Capacetes Azuis. A data, instituída pela Assembleia Geral da ONU em 2002, tem como objetivo prestar uma merecida homenagem a todos os homens e mulheres que atuam ou atuaram em operações de manutenção da paz da organização, reconhecendo seu elevado nível de profissionalismo, dedicação e coragem. É também uma ocasião para honrar e lembrar aqueles que perderam a vida no cumprimento da missão de promover a paz em zonas de conflito ao redor do mundo.
Desde a criação da primeira missão de paz da ONU, em 1948, mais de um milhão de militares, policiais e civis já participaram dessas operações. Os "capacetes azuis", como são conhecidos devido ao icônico acessório que usam, operam em algumas das regiões mais instáveis do planeta, ajudando a proteger civis, apoiar processos de paz, promover os direitos humanos e garantir o respeito às leis internacionais.
Atualmente, as missões de paz da ONU estão presentes em diversos países, como República Democrática do Congo, Mali, Líbano, Sudão do Sul, entre outros, desempenhando funções que vão desde o monitoramento de cessar-fogos até o apoio à realização de eleições e à reconstrução de instituições públicas.
Em 2025, o tema escolhido pela ONU para marcar esta data é "A Paz Começa Comigo", destacando o papel individual de cada soldado da paz e o impacto que sua atuação tem nas comunidades onde servem. O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, destacou em mensagem oficial que "os capacetes azuis da ONU representam a esperança para milhões de pessoas em todo o mundo", e ressaltou a importância da solidariedade global para o sucesso das missões de paz.
Segundo dados oficiais, mais de 4 mil capacetes azuis perderam a vida em serviço desde o início das operações de paz, vítimas de violência, acidentes ou doenças. Neste dia, cerimônias em diversos países e na sede da ONU em Nova York são realizadas para homenagear esses heróis silenciosos.

O Brasil tem uma participação histórica nas operações de paz da ONU, com destaque para o comando das missões no Haiti (MINUSTAH), onde militares e civis brasileiros atuaram por mais de uma década. A contribuição brasileira é frequentemente reconhecida pela disciplina, preparo técnico e atuação humanitária dos seus representantes.
Mais do que uma comemoração, o Dia Internacional dos Capacetes Azuis é um chamado à reflexão sobre o valor da paz, da diplomacia e da cooperação internacional. É um lembrete de que, em um mundo marcado por conflitos e incertezas, o compromisso com a paz permanece sendo uma das tarefas mais nobres e necessárias da comunidade global.





Comentários