Mundo Lusófono celebra hoje, o Dia da Língua e da Cultura Portuguesa
- jornaldeapoioedito
- 5 de mai
- 2 min de leitura
Atualizado: 7 de mai
Hoje, dia 5 de maio, os países de língua portuguesa celebram o Dia Mundial da Língua Portuguesa e da Cultura Lusófona. Instituída pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). A data reconhece a relevância histórica e cultural do idioma português, que conecta mais de 290 milhões de falantes ao redor do mundo. É a quarta língua mais falada do mundo como língua materna, depois do chinês mandarim, inglês e espanhol.

A celebração, que nasceu a partir de uma resolução da XIV Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP, realizada em 20 de julho de 2009 em Cabo Verde, reforça os laços culturais entre os nove países membros da CPLP: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Guiné Equatorial.
Tradicionalmente, eventos especiais são promovidos na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, destacando a riqueza da língua e das culturas lusófonas através de exposições, palestras, apresentações artísticas e debates.

No Brasil, o idioma português também é celebrado em outras ocasiões. O Dia Nacional da Língua Portuguesa, comemorado em 5 de novembro, foi instituído pela Lei nº 11.310, de 12 de junho de 2006. Já em Portugal, o dia 10 de junho - Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas - homenageia o icônico poeta Luiz Vaz de Camões, autor da épica obra "Os Lusíadas", e é considerado uma das principais datas de celebração da língua.
Mais do que um meio de comunicação, a língua portuguesa é um instrumento de identidade e união entre povos de diferentes continentes, mantendo viva uma herança cultural de séculos de história compartilhada.


Comentários