Beto Tofeti quer incentivo para educação do campo
- jornaldeapoioedito
- 8 de mar.
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Vereador Beto Tofeti apresenta requerimento para incentivar projetos educacionais voltados à identidade e educação do campo.
Na sessão legislativa desta semana, que aconteceu, excepcionalmente, na quinta-feira (6), o vereador Beto Tofeti solicitou ao Executivo que estude a possibilidade de incentivar nas escolas municipais o desenvolvimento de projetos educacionais focados na identidade e na educação do campo. O objetivo da iniciativa é priorizar a valorização cultural e a sustentabilidade rural no ambiente escolar.

Caso não existam estudos nesse sentido, o vereador solicitou que se faça esclarecimentos sobre os fatores que posam estar impedindo a implementação de tais projetos. Para o vereador, essa proposta surge a partir de demandas da população, que tem buscado formas de resgatar a identidade rural nas unidades escolares.
O vereador destaca, ainda, que Batatais possui uma forte ligação com o meio rural, tornando essencial o desenvolvimento de iniciativas que enalteçam sua história e tradições. "Sabemos que projetos educacionais voltados ao meio rural não apenas contribuem para a valorização das tradições e saberes locais, mas também promovem maior engajamento dos alunos e suas famílias, estimulando a sustentabilidade e o desenvolvimento das comunidades rurais", argumentou Tofeti no documento. Ainda segundo ele, tais iniciativas têm o potencial de fortalecer a colaboração entre a escola e a comunidade, criando uma rede de apoio que envolve estudantes, educadores e familiares.
EXPECTATIVA
Com o pedido formalizado, o vereador aguarda um posicionamento da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Educação sobre a viabilidade de implantar ou incentivar programas educacionais direcionados à identidade e à educação do campo. O objetivo é que as escolas possam integrar em seu currículo atividades e projetos que estimulem a cultura e a sustentabilidade rural, garantindo um ensino mais conectado à realidade do município. Os munícipes interessados na área aguardam avanços nesse debate, visando a construção de uma educação mais contextualizada e alinhada às características locais.
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