Brasil entra na era da Inteligência Artificial
- jornaldeapoioedito
- 13 de mar. de 2025
- 2 min de leitura
Governo do Piauí lança plataforma de IA soberana e amplia inovações tecnológicas. Esta é uma informação muito importante neste momento em que há uma busca por segurança nos dados sensíveis dos governos.
Rafael Fonteles, governador do Piauí, anunciou através da imprensa que, no mês de fevereiro 2025, foi lançada a SoberanIA, uma plataforma pioneira de inteligência artificial baseada exclusivamente em dados em português. O supercomputador necessário para viabilizar a tecnologia está instalado no datacenter do governo estadual.
Com um funcionamento semelhante ao do ChatGPT, a ferramenta será gerida pelo Estado do Piauí, garantindo autonomia em relação às big techs. Sua estrutura de IA também poderá ser disponibilizada comercialmente para administrações estaduais, municipais e órgãos públicos que desejarem utilizá-la.

O projeto é desenvolvido por técnicos estaduais em colaboração com startups e pesquisadores do Brasil. Em um vídeo publicado nas redes sociais, Fonteles destacou algumas inovações da plataforma. Disse que é uma inteligência artificial soberana porque conta com pesquisadores brasileiros de várias instituições renomadas do Brasil, inclusive do Piauí, com os dados brasileiros. É o maior dataset em português, com licença comercial, com mais de 100 bilhões de palavras só no início, só na primeira fase.
Ellen Gera, presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (ETIPI), destacou que a SoberanIA contribuirá diretamente para a qualificação do serviço público. Para ela a IA será treinada com dataset todo em língua portuguesa. Eles vão de especializando com informações que são próprias do governo, aproveitando para melhorar o serviço público por meio de inteligência.
Segundo André Macedo, secretário de Estado da Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação, a plataforma permitirá a implementação de um “governo conversacional”, no qual o cidadão terá a possibilidade de interagir com um chat pré-programado para esclarecer dúvidas. Ele explicou que, após o treinamento da IA, os algoritmos ensinados para a máquina ficarão sob a guarda do Piauí. Será, portanto, uma IA soberana, com dados e qualidade sob responsabilidade do governo. O propósito é apoiar as tomadas de decisão das políticas públicas.
FONTES/CRÉDITOS:
As imagens são ilustrativas, criadas por IA





Comentários