Campanha de vacinação contra a Influenza tem início em Batatais
- jornaldeapoioedito
- 9 de abr.
- 2 min de leitura
Atualizado: 11 de abr.
A campanha nacional de vacinação contra a gripe teve início nesta segunda-feira, 7 de abril, e a Secretaria Municipal de Saúde de Batatais (SEMUSA) já iniciou a aplicação das doses. A vacina, que oferece proteção contra os vírus da Influenza H1N1, H3N2 e B, está disponível nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) para os grupos prioritários, com o objetivo de alcançar uma cobertura de 90% entre os principais públicos-alvo. O horário de atendimento é das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira.

A secretária de Saúde, Bruna Toneti, afirma que além de proteger contra a gripe, a ocasião vacinação também é uma excelente oportunidade para os moradores de Batatais se atualizarem quanto à dose de reforço da vacina contra a Covid-19. “Durante a campanha de Influenza, é possível também tomar a dose de reforço contra a Covid-19, para garantir uma proteção completa contra ambas as doenças, especialmente com a chegada do outono e aproximação do inverno, período de aumento das doenças respiratórias”, disse.
O público-alvo da campanha inclui crianças, gestantes, idosos e outras categorias consideradas de risco. Confira abaixo os grupos prioritários que já podem ser vacinados:
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
Gestantes e puérperas
Idosos a partir de 60 anos
Trabalhadores da Saúde
Professores
Povos indígenas
Pessoas em situação de rua
Profissionais das forças de segurança e de salvamento
Profissionais das Forças Armadas
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade)
Pessoas com deficiência permanente
Caminhoneiros
Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso)
Trabalhadores portuários
Funcionários do sistema de privação de liberdade e a população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos)
Trabalhadores dos Correios
A meta é imunizar 90% deste público. Aqueles que não pertencem aos grupos prioritários e desejam se vacinar contra a gripe devem aguardar o término da vacinação para os públicos-alvo. Após esse período, doses remanescentes poderão ser disponibilizadas para a população em geral, conforme as orientações do Ministério da Saúde.

Comments