top of page

Chegou para Batatais a vacina contra a dengue

  • Foto do escritor: Editor BN
    Editor BN
  • 17 de jan.
  • 2 min de leitura

Prefeitura de Batatais oferece vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes. Preste atenção nas contraindicações.

 


A Prefeitura de Batatais, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia nesta quarta-feira (14) a vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias. A imunização está disponível em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

 

A vacina disponibilizada é a vacina dengue (atenuada), do laboratório Takeda, indicada para crianças e adolescentes dentro da faixa etária estabelecida, independentemente de infecção prévia por dengue, ou seja, tanto para soropositivos quanto para soronegativos.

 

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Bruna Toneti, a vacinação é uma medida essencial para ampliar a proteção contra a doença e reduzir o risco de casos graves.

 

O esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas, sendo fundamental que o público-alvo complete o ciclo para garantir a eficácia da imunização. A vacina atua ativando o sistema de defesa do organismo, levando à produção de anticorpos direcionados ao vírus da dengue. Elaborada a partir de um vírus atenuado, ela é segura e não provoca a doença.

 

A Secretaria de Saúde orienta que, após a infecção pelo vírus da dengue, é recomendado aguardar seis meses para iniciar o esquema vacinal. Já nos casos em que a infecção ocorra após o início da vacinação, não há necessidade de alterar o intervalo entre a primeira (D1) e a segunda dose (D2), desde que a D2 não seja aplicada em período inferior a 30 dias do início da doença. Esse intervalo não compromete a resposta imunológica, não sendo necessário reiniciar o esquema.

 

A definição da faixa etária de 10 a 14 anos segue decisão conjunta do Ministério da Saúde, do CONASS (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e do CONASEMS (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) que considera o melhor cenário para o início da vacinação contra a dengue no país.

 

“Reforçamos a importância da vacinação como estratégia fundamental de prevenção e orientamos pais e responsáveis a procurarem a UBS mais próxima para garantir a imunização de crianças e adolescentes dentro da faixa etária indicada”, disse a secretária Bruna.

 

ATENÇÃO PARA AS CONTRAINDICAÇÕES

 

A vacina contra a dengue não deve ser aplicada nos seguintes casos:

 

• Histórico de anafilaxia à substância ativa, a qualquer componente da vacina ou a dose anterior;

 

• Pessoas com imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo aquelas em tratamento com quimioterapia ou uso de corticoides sistêmicos em doses elevadas (por exemplo, 20 mg/dia ou 2 mg/kg/dia de prednisona por duas semanas ou mais), nas quatro semanas anteriores à vacinação;

 

• Pessoas com HIV sintomático ou HIV assintomático com comprometimento da função imunológica;

 

• Gestantes;

 

• Mulheres em período de amamentação (lactantes);

 

• Crianças menores de 4 anos e pessoas com 60 anos ou mais.



Comentários


bottom of page