top of page

Três anos do Corpo de Bombeiros em Batatais

  • Foto do escritor: Editor BN
    Editor BN
  • 15 de abr.
  • 3 min de leitura

Com mais de 5,1 mil ocorrências atendidas, a unidade do Corpo de Bombeiros de Batatais se consolida como um marco histórico para a cidade, fortalecendo a segurança do município e se tornando referência em resposta rápida e salvamento de vidas.


 

Batatais celebrou, na terça-feira, dia 14 de abril de 2026, os três anos da inauguração oficial da Estação do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, uma conquista aguardada por décadas pela população e que hoje representa mais segurança, agilidade e cuidado com a vida.


A implantação da unidade é resultado de um esforço coletivo que envolveu diferentes esferas do poder público e a mobilização de lideranças locais ao longo de muitos anos. A demanda pela instalação do Corpo de Bombeiros em Batatais remonta à década de 1960, quando surgiram as primeiras solicitações formais para que o município pudesse contar com esse serviço essencial.


Após anos de reivindicações, o projeto começou a se concretizar com a formalização do convênio entre a Prefeitura de Batatais e o Governo do Estado de São Paulo, aprovado pela Câmara Municipal em 2021. A partir desse momento, a administração municipal, sob a gestão do prefeito Juninho Gaspar e vice-prefeito Dr. Ricardinho Mele, intensificou os esforços para viabilizar a estrutura necessária, garantindo espaço adequado, suporte logístico e condições para o pleno funcionamento da unidade.


Em março de 2023, mesmo antes da inauguração oficial, a base já estava em operação, demonstrando o compromisso com a população ao iniciar imediatamente os atendimentos. Pouco tempo depois, em 14 de abril de 2023, ocorreu a solenidade oficial de inauguração, consolidando um sonho histórico dos batataenses e marcando um novo capítulo na segurança pública do município.

 

MAIS SEGURANÇA E RESULTADOS CONCRETOS


 

Desde então, a Estação do Corpo de Bombeiros de Batatais tem desempenhado um papel fundamental na proteção da população, acumulando resultados expressivos ao longo de três anos de atuação:

 

  • 5.144 ocorrências atendidas

 

  • 1.376 vítimas socorridas

 

  • 1.265 crianças atendidas pelo Programa Bombeiro na Escola

 

  • 571 vistorias realizadas para emissão de AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros)

 

Entre as ocorrências atendidas, destacam-se incêndios em vegetação natural, incêndios em veículos, vazamentos de GLP, incêndios em residências, além de salvamentos, capturas de animais e insetos agressivos, cortes de árvores, atendimentos em situações de risco, afogamentos e operações de resgate.


A atuação da corporação também é essencial em acidentes de trânsito, casos clínicos e atropelamentos, garantindo resposta rápida e eficiente em momentos críticos. Paralelamente ao trabalho operacional, o Corpo de Bombeiros desenvolve importantes atividades de educação pública, orientando crianças, jovens e a comunidade em geral sobre prevenção de acidentes e primeiros socorros, fortalecendo a cultura de segurança no município.


Ao longo desses três anos, a unidade também recebeu investimentos importantes, com a chegada de novos equipamentos e viaturas, ampliando sua capacidade de atendimento e garantindo ainda mais eficiência nas operações.“Reforçamos nosso reconhecimento e gratidão a todos os profissionais do Corpo de Bombeiros, que diariamente demonstram coragem, dedicação e compromisso com a vida. Foi de suma importância para a população ter havido parcerias institucionais sérias e responsáveis que tornaram possível essa conquista histórica”, disse o prefeito Juninho Gaspar.


“Celebrar os três anos da Estação do Corpo de Bombeiros é, acima de tudo, reafirmar o compromisso com a segurança, a prevenção e o bem-estar de toda a população batataense”, completou.


 

 

 

Comentários


bottom of page